Profª Verônica - Português - 8ABC - Mitologia e atualidade (caderno do aluno)

Profª Verônica
Matéria: Português
Turma: 8ABC
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.
Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.

Caderno do aluno, v.3, Pg. 20 a 23

HABILIDADES: EF89LP01B - Desenvolver estratégias de leitura crítica frente aos textos jornalísticos, midiáticos entre outros; EF08LP04A Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização, estilo etc.) em funcionamento em um texto; EF08LP08A Identificar, em gêneros textuais, verbos na voz ativa, passiva, reflexiva; EF89LP33A Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

ATIVIDADE PARA O 4º BIMESTRE

Olá alunos! Estamos iniciando nosso 4º e último bimestre do ano. Coloque suas atividades em dia e não deixe de fechar bem o ano, pois será muito importante para você!
Aqui está uma atividade da apostila. Você pode fazer em cima desta postagem ou mesmo na apostila e me enviar foto. As informações de volume e página estão acima.
Lembrando que é sempre importante assistir ao Centro de mídias pois as apostilas são utilizadas e comentadas nas aulas!

ATIVIDADE 1 – ENTRE LABIRINTOS


Para início de conversa: 
Você já explorou um labirinto nas atividades escolares?
Para você o que é um labirinto?

TEXTO 1

LABIRINTOS


A palavra labirinto, na língua portuguesa, tem origem no termo latino labyrinthus. Na Antiguidade, de acordo com a Mitologia, os labirintos eram criados para aqueles que, neles entras sem, não pudessem mais sair. Eram usados como proteção a locais que deveriam permanecer
inacessíveis para pessoas não autorizadas; verdadeiras armadilhas mortais.
A mitologia grega apresenta um dos labirintos mais famosos da história, o Labirinto de
Creta. O rei Minos o construiu para manter aprisionado seu filho Minotauro, que nascera metade homem e metade touro.
De acordo com a mitologia, Minotauro foi morto pelo herói Teseu, que conseguiu sair do
labirinto graças ao fio de um novelo de lā, usado para marcar o caminho, o qual foi dado a ele por sua amada Ariadne.
A palavra labirinto pode ser usada em sentido figurado, significando outra coisa, ou seja, dando a noção de algo confuso ou de difícil compreensão.
Labirinto também é o nome de uma estrutura da orelha interna, responsável por nossa
audição e equilíbrio.
Marcos Rohfe

O português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno são exemplos de idiomas originados do Latim Vulgar. São, por isso, considerados línguas neolatinas ou românicas. A língua portuguesa recebeu contribuições de muitas outras línguas, acolhendo palavras de origem indígena, africana, europeia, árabe, entre outras.


Após a leitura do Texto 1, responda às questões propostas.
a) Qual é a finalidade desse texto?
b) Pesquise os significados possíveis para a palavra labirinto.
c) Como o termo “labirinto” poderia ser usado em sentido figurado? Dê exemplos.
d) Você conhece outras palavras que podem ter significados diferentes dependendo de como são usadas?
e) Porque labirinthus está grafada em itálico no texto?

ATIVIDADE 2 – (RE)VISITANDO A GRAMÁTICA


 1. Observe a oração a seguir para responder às questões.

 “O rei Minos o construiu para manter aprisionado seu filho Minotauro, que nascera metade homem e metade touro.” 
Os dois verbos apresentam ações ocorridas no passado. Uma delas ocorre antes da outra.

 a) O que ocorre antes? A ação marcada pelo verbo “construiu” ou a ação marcada pelo verbo “nascera”

b) Se no lugar de “nascera”, o autor utilizasse o verbo “nasceu”, haveria mudança de sentido na oração? Justifique. 

2. Pesquise em uma gramática a diferença entre pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito. 

3. As duas orações a seguir expressam o mesmo acontecimento. Faça uma pesquisa para verificar o que as diferencia. 

O rei Minos construiu o labirinto de Creta.
O labirinto de Creta foi construído pelo rei Minos. 

Agora anote suas descobertas no quadro a seguir, resumindo o significado dos conceitos:
Voz ativa: 
Voz passiva: 

A oração em negrito marcada no trecho a seguir está na voz passiva. Passe-a para a voz ativa, fazendo as demais adequações necessárias para manter a coesão do período, reescrevendo-o. 

De acordo ainda com a Mitologia, Minotauro foi morto pelo herói Teseu, que conseguiu sair do labirinto graças ao fio de um novelo de lã que usou para marcar o caminho, novelo este dado a ele por sua amada Ariadne.

ATIVIDADE 3 – CONECTANDO LABIRINTOS

Texto 2

 NO LABIRINTO DE CRETA


 Foram despertar na Ilha de Creta, onde logo descobriram o labirinto. Era um palácio imenso, com mil corredores dispostos de tal maneira que quem entrasse, nunca mais conseguiria sair – e acabaria devorado pelo monstro. O Minotauro só comia carne humana. 
Diante do labirinto, os três “pica-paus” pararam para refletir. 
— Quem entra, não sai mais e acaba no papo do monstro – disse Pedrinho - Mas nós sabemos o jeito de entrar e sair: é irmos desenrolando um fio de linha. Ah, se eu tivesse trazido um carretel... 
— Pois eu trouxe três! – gritou Emília triunfalmente - E dos grandes, número 50. Desça a mala, Visconde, abra-a. 
A mala foi descida e aberta. Emília tirou os carretéis e deu um a Pedrinho, outro ao Visconde, ficando com o terceiro. 
Entraram no Labirinto e foram desenrolando o primeiro carretel; quando a linha acabou, desenrolaram o segundo; e quando a linha do segundo acabou, começaram a desenrolar o terceiro. Eram corredores e mais corredores, construídos da maneira mais atrapalhada possível de propósito para que quem entrasse, não pudesse sair. Antes do terceiro carretel chegar ao fim, Emília “sentiu” a aproximação de qualquer coisa. 
Percebo uma catinga no ar – disse ela baixinho, farejando – O monstro deve ter seus aposentos por aqui... 
Uns passos mais e pronto: lá estava o Minotauro, numa espécie de trono, a mastigar lentamente qualquer coisa que havia numa grande cesta. 
— Mas como está gordo! – cochichou Emília - Muito mais que aquele célebre cevado que Dona Benta comprou do Elias Turco. Parece que nem pode erguer-se do trono. 
De fato, o monstro estava gordíssimo, quase obeso, com três papadas caídas; o seu corpanzil afundava dentro do tronco. Que teria acontecido? 
Mesmo assim, era perigoso aproximar-se, de modo que novamente, Emília recorreu ao Visconde. 
— Vá lá, meu bem, chegue-se ao “gordo” e com muito cuidado peça informações sobre a tia Nastácia.  — E se ele me devorar? 
— Não há perigo. Nem a Esfinge o devorou, quanto mais o Minotauro. Só as vacas devoram os sabugos. 
— Mas ele é um touro, e os touros também comem sabugos. 
— Menos este, que é antropófago. Vá sem medo. 
O Visconde arriou a maletinha e foi. Instantes depois, voltara. 
— E então? - perguntou Pedrinho. — Não fala, não responde. Perguntei por tia Nastácia e ele só me olhou com um olho parado, sempre a mastigar umas coisas que tira daquela cesta – “isto” e mostrou o que havia na cesta.  
Emília arrancou-lhe o “isto” da mão. Era um bolinho. Era um bolinho de tia Nastácia. Que alegria! Aquele bolinho era a prova mais absoluta que tia Nastácia estava lá – e viva! Pedrinho comeu o bolinho inteiro e lamentou que o Visconde só tivesse trazido um. 
— Vamos procurá-la com o resto de linha que ainda temos – disse Emília examinando o carretel - Há de dar. 
[...] 
LOBATO, Monteiro. O Minotauro. Editora Brasiliense: São Paulo, 1954. p. 206-209. 

O texto que você leu foi escrito por Monteiro Lobato, que criou obras consideradas clássicas da literatura infanto-juvenil brasileira. As aventuras do Sítio do Picapau Amarelo foram adaptadas para várias mídias e formatos, como séries para a televisão, histórias em quadrinhos, jogos etc. Conhecer essa obra de forma crítica é muito importante para compreender o universo fantástico e rico criado pelo autor.

1. Após a leitura do texto, responda às questões propostas. 

a) O que o uso de aspas em “pica-paus” indica? 
b) No texto, duas palavras estão em negrito: antropófago e cevado. Pesquise o significado delas. 
c) O que o comportamento da personagem Emília nos permite inferir sobre ela? E a personagem Visconde? Como o texto apresenta a relação dos dois? 
d) Como o uso dos carretéis iria ajudar as personagens a saírem do labirinto? 
e) Minotauro é um ser considerado antropófago. Isso se confirma no texto lido?

Comentários