Profª Verônica
Matéria: Português
Turma: 8ABC
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.
Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.
OBJETIVOS DA AULA: Reconhecer o contexto do gênero dramático clássico e moderno; Identificar, em textos do gênero dramático, os recursos linguísticos utilizados pelos autores para a produção de efeitos de sentido.
Habilidades: EF89LP34A Analisar a organização de textos dramáticos; EF89LP34B Identificar em textos dramáticos os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização.
Caderno do aluno (Viver e Aprender) Pgns. 29 a 32.
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico.
No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.
Principais Características
Encenação cênica (linguagem gestual e sonoplastia);
Presença de diálogos e monólogos;
Predomínio do discurso em segunda pessoa (tu, vós).
Para saber mais: Gênero dramático
Estudante, os gêneros textuais reverberam sentidos apresentados por cada contexto, cada costume, refletindo, assim, situações sociais peculiares. Assim, como os demais gêneros literários (épico e lírico), o dramático expõe conflitos diversos, especialmente aqueles advindos da relação do homem com o mundo, para ser encenado ao público, com a intenção de entreter e alegrar a plateia.
3. Após a leitura e a socialização dos comentários acerca do excerto da peça teatral, responda às
questões a seguir:
Matéria: Português
Turma: 8ABC
Entrega: duas semanas a partir da data da publicação.
Enviar para: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br EM ARQUIVO WORD OU FOTO DO CADERNO.
Dúvidas e perguntas nos comentários ou por e-mail.
OBJETIVOS DA AULA: Reconhecer o contexto do gênero dramático clássico e moderno; Identificar, em textos do gênero dramático, os recursos linguísticos utilizados pelos autores para a produção de efeitos de sentido.
Habilidades: EF89LP34A Analisar a organização de textos dramáticos; EF89LP34B Identificar em textos dramáticos os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização.
Caderno do aluno (Viver e Aprender) Pgns. 29 a 32.
O texto dramático
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico.
No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.
Principais Características
Encenação cênica (linguagem gestual e sonoplastia);
Presença de diálogos e monólogos;
Predomínio do discurso em segunda pessoa (tu, vós).
Para saber mais: Gênero dramático
Estudante, os gêneros textuais reverberam sentidos apresentados por cada contexto, cada costume, refletindo, assim, situações sociais peculiares. Assim, como os demais gêneros literários (épico e lírico), o dramático expõe conflitos diversos, especialmente aqueles advindos da relação do homem com o mundo, para ser encenado ao público, com a intenção de entreter e alegrar a plateia.
1. Leia e analise as imagens a seguir:
2. Leia os excertos a seguir, do texto teatral “As asas de um Anjo”, de José de Alencar.
a. Em qual gênero textual o texto lido se enquadra? Por quê?
b. A peça teatral requer uma linguagem voltada à encenação, contendo elementos do gênero
textual dramático. Assim, analisando o texto teatral “As asas de um Anjo”, de José de Alencar,
percebemos a utilização de uma linguagem formal ou informal?
4. Pesquise outros exemplos de textos pertencentes ao gênero
dramático: tragédia, farsa, auto e, após as leituras, faça um resumo do texto,
contemplando os elementos já estudados. Essa pesquisa poderá ser realizada em
livros impressos ou por meio digital.
Comentários
Postar um comentário