Professor, Carlos Gaia, Sociologia, 1A, 1B, 1C, 1D, 1E, 1F

SOCIOLOGIA
Data: 10/11/2020
Prof. Carlos Gaia
_________________________

DESIGUALDADE SOCIAL - Continuação - Parte 2
__________________________________________

Para termos uma idéia mais clara sobre a desigualdade "instituída", aquela que é gerada, ou seja, não existe por vontade própria, ela é criada,  por isso, ela não pode ser considerada como um fenômeno social "natural", não pode ser naturalizada. É necessário, compreendermos os princípios, as forças que geram essa desigualdade "instituída".
Entre as questões que merecem nossa compreensão, estão: a globalização, liberalismo econômico e estado mínimo.

Vamos ver aqui, o que seria o ESTADO MÍNIMO, como texto 1

Estado Mínimo: o que é?
O tamanho da participação do Estado na economia é um assunto que desperta – desde muito tempo – diversas discussões. Decidir se um Estado deve intervir mais ou menos em um país é uma tarefa complicada que envolve as crenças e fundamentos econômicos daqueles que o fazem.
Ainda na época da primeira fase da Revolução Francesa (1789-1799), as origens das palavras “direita” e “esquerda” foram definidas. Enquanto a burguesia procurava apoio dos mais pobres para diminuir o poder da nobreza e do clero, a classe mais rica não gostou da ideia e para não se misturarem, começaram a sentar do lado direito da Assembléia Constituinte.
Dessa forma, ficou historicamente definido que pautas da esquerda representariam a causa trabalhista e a promoção do bem estar coletivo, enquanto as pautas de direita estariam mais ligadas a liberdade individual e ao tradicionalismo conservador.

Thatcher foi a primeira ministra do Reino Unido, de 1979 a 1990, e tinha a tarefa de tirar a Inglaterra de uma recessão. A ‘dama de ferro’, como era conhecida, usou políticas como a privatização de empresas e a flexibilização do mercado, táticas que foram amplamente confrontada por boa parte da população inglesa.

Já Reagan foi o 40º presidente dos Estados Unidos da América, suas políticas econômicas basearam-se em desregulamentações e redução de gastos governamentais, controlando a inflação e fazendo com que os EUA alcançassem uma taxa média de crescimento anual de 7,9%. Nos últimos anos, governos ligados a propostas consideradas de direita chegaram ao poder através das urnas. Com isso, a temática sobre o Estado Mínimo ganhou força, mas afinal, o que essa teoria afirma e como pode ajudar países a alcançarem desenvolvimento econômico e social?

O termo significa: Estado Mínimo nada mais é do que o entendimento que o papel do estado na sociedade deve ser o mínimo possível para que o Estado consiga entregar serviços públicos de qualidade para a sociedade, com maior eficiência, deixando apenas nas mãos de iniciativas privadas funções consideradas não essenciais.
_______________________
(Texto extraído do site - www.politize.com.br/estado-mínimo
__________________________________________________

ATENÇÃO: copiem e colem esse texto em uma pasta de SOCIOLOGIA -4º bimestre, que voces vão criar, ok...estudem!!!! dele faremos uma prova.

até a próxima!!!



Comentários