Prof.º Rodolfo, 1ª C,D,E,F,G e H, Língua Portuguesa

 



Ler, para conhecer, diversos textos publicitários multimodais e identificar recursos estilísticos e semióticos presentes nestes textos a partir das atividades do Caderno do Aluno - Aprender Sempre.



(EF69LP04A) Identificar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão em textos publicitários.

Link para assistir a aula: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7433&id=1





Conteúdos








 
interpretação de textos leva em consideração algumas habilidades específicas relacionadas ao olhar crítico e à compreensão de cada gênero como singular e característico. Nesse contexto, é preciso recordar-se, primeiramente, que os textos podem conter linguagem verbal (com palavras), linguagem não-verbal (apenas com imagens) e, ainda, linguagem verbal e não-verbal, que são os textos híbridos. Os textos verbais são considerados mais simples de interpretar, a depender do grau de conhecimento ou desconhecimento do leitor sobre as palavras ali inseridas. Já os textos não-verbais, demandam maior conhecimento de mundo e capacidade de relação com fatos e acontecimentos extra textuais. Por fim, os textos híbridos exigem de quem os interpreta uma habilidade de criar sentido a partir da conexão entre as partes verbais e não-verbais do texto.
   Os textos publicitários podem ser verbais ou híbridos. Por serem, geralmente, campanhas as quais objetivam conscientizar a população sobre algum assunto atual ou vender determinados produtos, os textos pertencentes a esse gênero textual utilizam verbos no imperativo, imagens grandes e totalmente relacionadas às palavras da publicidade. Veja abaixo alguns exemplos:
Campanha publicitária do governo mineiro de incentivo a vacinação contra a gripe.

   


   O texto publicitário acima é uma campanha em prol da saúde, especificamente objetivando que as pessoas se vacinem contra a gripe. Perceba a utilização do verbo no imperativo, as informações simples, objetivas e diretas e imagem de pessoas totalmente diferentes, para que os leitores se identifiquem.



Campanha do governo de Tocantins em parceria com o Detran para evitar o consumo de álcool entre os motoristas.

     Já esse exemplo busca sensibilizar os motoristas acerca da responsabilidade ao dirigir sem consumir bebidas alcoólicas. Observe a relação entre a imagem que simboliza “tempo” e a própria palavra escrita ao lado, com outro sentido.



   Campanha publicitária da água mineral, destacando suas características e diferenciais.


 Por fim, esse texto busca vender um produto, portanto descreve as qualidades dele, para que os leitores se interessem por comprá-lo, além de apresentar uma imagem esteticamente agradável.



Hora de Praticar

(ENEM) QUESTÃO 1.

 Os textos publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados para a conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de:

a) as crianças frequentarem a escola regularmente. 
b) a formação leitora começar na infância.
c) a alfabetização acontecer na idade certa. 
d) a literatura ter o seu mercado consumidor ampliado.
e) as escolas desenvolverem campanhas a favor da leitura. 



(ENEM) QUESTÃO 2.

    Campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama estão presentes no cotidiano das brasileiras, possibilitando maiores chances de cura para a paciente, em especial se a doença for detectada precocemente. Pela análise dos recursos verbais e não verbais dessa peça publicitária, constata-se que o cartaz:

a) promove o convencimento do público feminino, porque associa as palavras “prevenção” e “conscientização”.
b) busca persuadir as mulheres brasileiras, valendo-se do duplo sentido da palavra “tocar”. 
c) objetiva chamar a atenção para um assunto evitado por mulheres mais velhas. 
d) convence a mulher a se engajar na campanha e a usar o laço rosa.
e) mostra a seriedade do assunto, evitado por muitas mulheres.


(ENEM PPL) QUESTÃO 3.


 Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas sociais. O cartaz tem como finalidade:


a)alertar os homens agressores sobre as consequências de seus atos. 
b)conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar a violência doméstica.
c)instruir as mulheres sobre o que fazer em casos de agressão.
d)despertar nas crianças a capacidade de reconhecer atos de violência doméstica.
e)exigir das autoridades ações preventivas contra a violência doméstica.













Data de entrega 22/02/2020 pelo e-mail: fornagieri@prof.educacao.sp.gov.br


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