Ler, para conhecer, diversos textos publicitários
multimodais e identificar recursos estilísticos e semióticos presentes nestes
textos a partir das atividades do Caderno do Aluno - Aprender Sempre.
(EF69LP04A) Identificar os efeitos de sentido que fortalecem
a persuasão em textos publicitários.
Link para assistir a aula: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7433&id=1
Conteúdos
Os textos publicitários podem ser verbais ou híbridos. Por serem, geralmente, campanhas as quais objetivam conscientizar a população sobre algum assunto atual ou vender determinados produtos, os textos pertencentes a esse gênero textual utilizam verbos no imperativo, imagens grandes e totalmente relacionadas às palavras da publicidade. Veja abaixo alguns exemplos:
Campanha publicitária do governo mineiro de incentivo a vacinação contra a gripe.
O texto publicitário acima é uma campanha em prol da saúde, especificamente objetivando que as pessoas se vacinem contra a gripe. Perceba a utilização do verbo no imperativo, as informações simples, objetivas e diretas e imagem de pessoas totalmente diferentes, para que os leitores se identifiquem.
Campanha do governo de Tocantins em parceria com o Detran para evitar o consumo de álcool entre os motoristas.
Já esse exemplo busca sensibilizar os motoristas acerca da responsabilidade ao dirigir sem consumir bebidas alcoólicas. Observe a relação entre a imagem que simboliza “tempo” e a própria palavra escrita ao lado, com outro sentido.
Por fim, esse texto busca vender um produto, portanto descreve as qualidades dele, para que os leitores se interessem por comprá-lo, além de apresentar uma imagem esteticamente agradável.
Hora de Praticar
(ENEM) QUESTÃO 1.
Os textos publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados para a conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de:
a) as crianças frequentarem a escola regularmente.
b) a formação leitora começar na infância.
c) a alfabetização acontecer na idade certa.
d) a literatura ter o seu mercado consumidor ampliado.
e) as escolas desenvolverem campanhas a favor da leitura.
(ENEM) QUESTÃO 2.
Campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama estão presentes no cotidiano das brasileiras, possibilitando maiores chances de cura para a paciente, em especial se a doença for detectada precocemente. Pela análise dos recursos verbais e não verbais dessa peça publicitária, constata-se que o cartaz:
a) promove o convencimento do público feminino, porque associa as palavras “prevenção” e “conscientização”.
b) busca persuadir as mulheres brasileiras, valendo-se do duplo sentido da palavra “tocar”.
c) objetiva chamar a atenção para um assunto evitado por mulheres mais velhas.
d) convence a mulher a se engajar na campanha e a usar o laço rosa.
e) mostra a seriedade do assunto, evitado por muitas mulheres.
(ENEM PPL) QUESTÃO 3.
Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas sociais. O cartaz tem como finalidade:
a)alertar os homens agressores sobre as consequências de seus atos.
b)conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar a violência doméstica.
c)instruir as mulheres sobre o que fazer em casos de agressão.
d)despertar nas crianças a capacidade de reconhecer atos de violência doméstica.
e)exigir das autoridades ações preventivas contra a violência doméstica.
Data de entrega 22/02/2020 pelo e-mail: fornagieri@prof.educacao.sp.gov.br
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