Profª Verônica
Matéria: PORTUGUÊS
Turma: 3ABCDE
Entrega: 1 semana
Contato: vtezoni@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas e perguntas por e-mail ou através do Centro de Mídias
Habilidades: (EM13LP05) - Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/contraargumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
Olá alunos, começamos o ano de 2021 e que ele nos traga novas experiências de aprendizado!
Me chamo Verônica e sou a professora de Língua portuguesa de sua turma.
Se precisarem entrar em contato comigo podem me enviar um e-mail ou entrar em contato pelo Centro de mídias.
A atividade abaixo se encontra na apostila do aluno (SP faz escola, 1º semestre, Pgs. 191 a 193). Vocês podem fazer na própria apostila e me enviar foto, fazer no computador e me enviar o documento ou, ainda, trazer a apostila para a escola quando vierem para a aula presencial. De qualquer forma, as notas serão registradas de acordo com as atividades passadas e vistos na apostila.
As atividades também se relacionarão com as aulas do Centro de Mídias que vocês estão acompanhando.
Dúvidas podem me perguntar através do e-mail, chat do Centro de Mídias ou, ainda, nas aulas presenciais, onde darei mais explicações e tirarei dúvidas.
Bons estudos!
VAMOS CONVERSAR SOBRE ARTIGO DE OPINIÃO?
Pesquise sobre os gêneros textuais e observe as diferenças entre eles. Pesquise também sobre Artigo de opinião e perceba sua estrutura. Agora responda:
1. O que chama a atenção na composição dos textos? Que nome damos a esses gêneros?
2. O que justifica a produção de cada um deles? Qual o provável objetivo dos autores ao
escrevê-los?
3. Que particularidades indicam escolhas do autor? De onde estes textos foram retirados?
4. Dos gêneros apresentados, quais características os diferem do artigo de opinião, já identificado por vocês?
5. Qual é o assunto e a questão polêmica discutida no artigo de opinião, identificado por
vocês? Qual o posicionamento do autor?
ESTUDANDO ELEMENTOS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DO ARTIGO DE OPINIÃO
1. Identificando a questão polêmica
Questão polêmica:
Textos argumentativos têm como ponto de partida uma “questão polêmica” ou “questão controversa”.
Questão polêmica é aquela para a qual há mais de uma resposta, ou mais de um posicionamento.
Um artigo de opinião parte de uma questão polêmica, que envolve temas de interesse geral,
que afetam um grande número de pessoas no âmbito social, político, cultural, científico, entre outros.
Exemplos de questões polêmicas:
• As notícias falsas (fake news) são motivos de preocupação?
• A sociedade tem o direito de tirar a vida de um criminoso?
• A política de cotas tem colaborado para diminuir as desigualdades sociais relacionadas às
minorias étnicas?
Responda:
a) Busquem identificar a questão polêmica implícita em cada artigo de opinião selecionado por vocês.
b) Em seguida, escolha um artigo para relatar qual é a questão polêmica e a posição do autor diante do tema.
2. Identificando a tese
Tese é o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto. É um elemento essencial na
escrita de texto argumentativo. Deve ser apresentada já no início, ou seja, na introdução.
a) Partindo da definição encontrada no quadro acima, identifique a tese de um artigo de
opinião de sua escolha.
3. Identificando os argumentos
a) Procurem pesquisar, recorrendo a dicionários impressos ou on-line, o que você entende por argumentos.
b) Identifiquem a tese e os argumentos de cada artigo de opinião escolhido para a atividade anterior.
RECONHECENDO ALGUNS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DO ARTIGO
DE OPINIÃO
a) Leia o artigo de opinião a seguir.
OS ADOLESCENTES E A PERIGOSA DEPENDÊNCIA DO MUNDO VIRTUAL
Por Alessandra Junqueira, João Mário Santana e William Ruotti
A internet tem se tornado atualmente o objeto de dependência de muitos adolescentes,
o que causa preocupação a seus pais. Essa dependência tem tido como mola propulsora o fato
de oportunizar aos jovens a interação e, ao mesmo tempo, atraí-los pela dinâmica das informações e pelos entretenimentos como redes sociais, jogos, vídeos, podcasts, dentre outros.
O ambiente virtual torna-se um caminho para que os adolescentes encontrem contribuição
à formação de sua identidade, o que pode ser considerado como mais uma possível causa de
sua dependência. Dessa forma, aspectos como número de amigos, identificação com perfis,
sentimento de pertencimento a algum grupo contribuem para que esses jovens sintam cada vez
mais necessidade do espaço virtual. Para eles, é importante estarem conectados, pois nesse
universo tecnológico conseguem, mesmo que fantasiosamente, sentirem-se únicos.
Estudos já comprovaram que o espaço virtual permite experiências que, na vida real,
seriam frustrantes para o adolescente, como a aceitabilidade pelo grupo, os conhecimentos
de interesse, o número de amigos, a possibilidade de se ter companhia para jogar e
interagir por meio dos jogos, dentre outros aspectos. Assim, pode-se dizer que a internet
serve como uma fuga da realidade muitas vezes, e, conforme o nível da fuga, essa dependência precisa de tratamento, principalmente, quando interfere diretamente na qualidade
de vida do adolescente.
É certo que a internet propicia inúmeros benefícios para a educação dos jovens como sites
de busca, páginas de outras escolas, blogs, fotoblogs e locais onde pode encontrar vídeos,
músicas, histórias e imagens; por outro lado, a preocupação dos pais quanto à utilização da
internet por seu filhos se dá, uma vez que muitos adolescentes tomam atitudes que expõem ao
perigo suas próprias vidas, o que também é possível ocorrer via espaço virtual.
Diante desse quadro, ressalta-se que, embora na fase da adolescência seja natural o jovem
buscar ouvir mais os amigos, o diálogo com a família faz com que ele enxergue questões futuras
e norteadoras para a sua segurança, como a conscientização pelo uso da internet em tempo
adequado, dentre outros aspectos. Para isso, muitos pais também precisam entender como
funciona o mundo virtual.
Seria necessário um trabalho de conscientização nas escolas, depoimentos de pessoas
com conhecimento na área, como forma de prevenir e auxiliar os familiares, os adolescentes e
os professores. A internet cresce em ritmo acelerado, o que tornará cada vez mais necessário o
cuidado ao utilizá-la.
2. Responda às questões.
a) Qual o provável objetivo do autor ao escrever o artigo?
b) Busque identificar a questão polêmica “implícita”.
c) Qual é a tese do texto?
d) Identifique os argumentos utilizados pelos autores para defender seu ponto de vista.
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