Profª Raquel - Tecnologia
Turma: 3º B, C, D, E
Entrega: 12/03/2021 via e-mail: rcandidosilva@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas e perguntas: pelo grupo da sala ou e-mail.
Olá alunos!
Vamos dar continuidade às atividades da semana passado
Primeiro, leia os slides
e assista a aula do Centro de Mídias de 02/03.
Verifique, na apostila, as páginas 122 a 126, leia e
responda as questões (se você ainda não tiver a apostila pode me enviar as
questões abaixo respondidas em arquivo word) e me envie por e-mail.
ATIVIDADE 2 - CARACTERÍSTICAS DAS MÍDIAS ALTERNATIVAS E
COMUNITÁRIAS Ler para conhecer... As mídias alternativas e comunitárias,
muitas vezes, começam suas atividades em pequenos grupos informais, que
reconhecem a necessidade de maior circulação de informação e engajamento de
pessoas em um determinado território, acerca de questões que lhes são importantes.
E, para isso, usam amplamente as redes sociais, de modo crítico, para
sensibilizar pessoas para causas sociais, denunciar violações de direitos
humanos e pressionar a sociedade e o poder público para uma mudança social. 2.1
A partir do que estudaram até o momento e do já sabem sobre mídias alternativas
e comunitárias, relacione cada mídia com sua finalidade: 1 Produzidas com as
comunidades: 2 Defendem os direitos humanos: 3 Visam a transformação social: 4
De iniciativa de grupos sociais organizados: 5 Territoriais e/ou
representativas: 6 Não visam o lucro:
( ) Essas mídias são iniciativas coletivas, de grupos
independentes, movimentos sociais, de organizações da sociedade civil ou de
grupos informais de moradores que percebem uma defasagem comunicacional nas
suas comunidades, ou que não se veem representados em veículos de comunicação
tradicionais.
( ) Quem atua nessas mídias como comunicadores e repórteres
são seus próprios moradores e pessoas que vivenciam as questões tratadas, como
forma de exercer a cidadania, reivindicando e contribuindo para a transformação
de suas comunidades ou para ampliar a consciência social acerca dos direitos
humanos.
( ) Costumam retratar o cotidiano de territórios
específicos, a partir do ponto de vista de seus próprios moradores. Os
conteúdos das mídias alternativas serão produzidos por pessoas que possuem
algum envolvimento pessoal com eles.
( ) Essas mídias não têm como objetivo fazer um negócio a
partir do qual terão lucro, mas sim, ampliar a visibilidade de questões e
problemas sociais, para que eles tenham visibilidade.
( ) Essas mídias não são empresas, cujos conteúdos são
oferecidos para atrair a audiência de espectadores, que se convertem em lucro.
São iniciativas públicas porque destacam questões socialmente relevantes, sem
condicioná-las à audiência de um público cativo.
( ) Essas mídias denunciam e destacam situações de
violência, vulnerabilidade e desigualdade social que ocorrem no interior de
suas próprias comunidades.
ATIVIDADE 3 – RECONHECIMENTO DE MÍDIAS ALTERNATIVAS E
COMUNITÁRIAS
3.1 As imagens abaixo mostram três iniciativas de mídias
alternativas e comunitárias. Trata-se da Revista Viração, Rede Mocoronga de
Comunicação e o Jornal O Cidadão.
Realizem uma pesquisa na internet e nas redes sociais sobre essas mídias
alternativas e comunitárias. Quais pontos você observou que são relevantes para
caracterizar essas mídias?
3.2 Agora escolha uma dessas mídias para responder:
a) Que problemas ou questões sociais essa mídia aborda?
b) Que grupos sociais têm garantido seu direito à
comunicação e à liberdade de expressão com a
mídia alternativa ou comunitária escolhida por você?
c) Na sua opinião, de que forma as redes sociais contribuem
para que os conteúdos dessa mídia
alternativa sejam conhecidos e mobilizem pessoas em torno de
suas causas?
ATIVIDADE 4 - AS PAUTAS NAS MÍDIAS
Ler para conhecer... Você sabia que, independente da
finalidade das mídias serem alternativas, comunitárias, ou tradicionais, elas
precisam de uma pauta para desenvolver o assunto a ser veiculado? Pautas são os
assuntos que os meios de comunicação procuram explorar em seu noticiário e elas
são definidas com base nos critérios e objetivos de cada veículo de comunicação.
As pautas, se bem elaboradas, orientam a organização da apresentação do assunto
para que o público compreenda a abordagem, levando em consideração o tempo
destinado para a veiculação do assunto. As pautas da mídia tradicional e
privada são mais abrangentes, pois procuram dar conta de uma realidade ampla e
complexa, homogeneizando-a para um público massivo, abordando pouco a
diversidade regional, cultural, étnico-racial, sexual, de gênero etc. Isso faz
com que o dia a dia de bairros e comunidades quase não tenham uma presença
constante nessas mídias. Nesse sentido, a abrangência, o público, o interesse
social e, é claro, o interesse do próprio veículo de comunicação (em audiência,
venda e assinaturas de seus produtos), são considerados nessa definição.
Na mídia alternativa e comunitária, as pautas são,
geralmente, definidas com base nos interesses coletivos dos moradores das
comunidades e públicos aos quais se destinam, sem levar em conta o valor
comercial das informações e não sendo tão amplas quanto as tradicionais. As
pautas, em geral possuem uma estrutura composicional, podendo ser complementada
de acordo com o canal de veiculação. Para organização da pauta, leva-se em
consideração alguns pontos importantes: O que é factual, ou seja, eventos e
situações que estão acontecendo no momento ou que estão previstos para
acontecer. Questões não factuais, ou seja, problemas ou desafios permanentes da
comunidade, da sociedade, da escola entre outros. Em geral, essas mídias tratam
de assunto de relevância social, considerando o público específico, conforme já
estudado anteriormente.
Elaborem uma pauta de relevância social para sua comunidade
escolar, pensando em promover a melhoria de alguns pontos importantes, de forma
que possam engajar pessoas e mobilizá-las para o assunto da pauta, seguindo as
indicações do esquema anterior.
Faltou as orientações
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