Prof.Raquel - Tecnologia - 3B,C,D,E

 Profª Raquel - Tecnologia 

Turma: 3º B, C, D, E

Entrega: 29/03/2021 via e-mail: rcandidosilva@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Caderno do aluno: V.1, situação de aprendizagem 2.

 

 

Tema/ habilidade: Reconhecer notícias falsas para não colocar em dúvida a idoneidade do seu trabalho, tratar a mídia com responsabilidade.

 

 

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

 

O FENÔMENO DA DESINFORMAÇÃO

 

 

 

Olá! Para que seu projeto de criação de uma mídia alternativa tenha credibilidade, um

 

dos fatores que é preciso ter atenção é sobre as fake news. Esse processo de desin-

formação tem gerado muitos conflitos e situações que podem colocar em risco a vida

 

das pessoas. Dessa forma, vamos compreender como é possível identificar esse tipo

de notícia, utilizando os pilares do Pensamento Computacional.

 

ATIVIDADE 1 — FAKE NEWS ... CONHECE?

 

1.1 O que te faz lembrar essas palavras?

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpvahoxIVirxzDNAw6T2rhKy7UpxsodDl2lwpB1fnM2M5uGqXFSk6xq3bMl98p28sBJ2mW1Ga8zAS5a45S99UtM0aJts8gthwk0rkJU98pe21R9_E06uYYWBm5085u9Hi9S5afFJT8hZ0/s320/tec1.jpg

 


1.2 Complete com outras palavras que se relacionam com esse assunto.

 

1.3 Escolha três dessas palavras e escreva de que forma uma notícia pode prejudicar uma pessoa

ou uma instituição:

 

Ler para conhecer...

 

Fake News

 

“Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).

As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas

apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material

“noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.

O poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que

dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem

alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.”

 

CAMPOS, Lorraine Vilela. “O que são Fake News?”. Brasil Escola, [S. d.].

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm . Acesso em: 31 jul. 2020.

 

1.4 Como você identifica notícias falsas? Registre suas primeiras ideias.

 

Para encerrar, escreva um breve texto argumentativo sobre Fakenews, pode escolher o gênero textual, mas escreva como se fosse compartilhar ele na internet com outras pessoas. Pode pesquisar sobre o tema para ter mais base, porém o texto deve ser de sua autoria.

  aluno:

Comentários

Postar um comentário