Profª Raquel - Tecnologia
Turma: 3º B, C, D, E
Entrega: 29/03/2021 via e-mail: rcandidosilva@prof.educacao.sp.gov.br
Caderno
do aluno: V.1,
situação de aprendizagem 2.
Tema/
habilidade:
Reconhecer notícias falsas para não colocar em dúvida a idoneidade do seu
trabalho, tratar a mídia com responsabilidade.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 2
O
FENÔMENO DA DESINFORMAÇÃO
Olá! Para
que seu projeto de criação de uma mídia alternativa tenha credibilidade, um
dos fatores
que é preciso ter atenção é sobre as fake news. Esse processo de desin-
formação tem
gerado muitos conflitos e situações que podem colocar em risco a vida
das pessoas.
Dessa forma, vamos compreender como é possível identificar esse tipo
de notícia,
utilizando os pilares do Pensamento Computacional.
ATIVIDADE
1 — FAKE NEWS ... CONHECE?
1.1 O que te faz lembrar essas
palavras?
1.2 Complete com outras palavras que se
relacionam com esse assunto.
1.3 Escolha três dessas palavras e
escreva de que forma uma notícia pode prejudicar uma pessoa
ou uma
instituição:
Ler para
conhecer...
Fake News
“Fake News
são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem
informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado
com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo
(geralmente figuras públicas).
As Fake News
têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações
falsas
apelam para
o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o
material
“noticioso”
sem confirmar se é verdade seu conteúdo.
O poder de
persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que
dependem das
redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também
podem
alcançar
pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés
político.”
CAMPOS,
Lorraine Vilela. “O que são Fake News?”. Brasil Escola, [S. d.].
Disponível
em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm .
Acesso em: 31 jul. 2020.
1.4 Como você identifica notícias falsas?
Registre suas primeiras ideias.
Para
encerrar, escreva um breve texto argumentativo sobre Fakenews, pode
escolher o gênero textual, mas escreva como se fosse compartilhar ele na
internet com outras pessoas. Pode pesquisar sobre o tema para ter mais base,
porém o texto deve ser de sua autoria.
aluno:
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir