MURAL: OS PROFESSORES ESTÃO FECHANDO O BIMESTRE ENVIEM AS ATIVIDADES.
COM AFETO, VALDIR.
6ª AULA: FILOSOFIA DE DESCARTES (1596-1650)
"Tendo sido educado nas letras desde a minha meninice e, como me tornassem convencido de que por meio delas podia alcançar um conhecimento claro e certo de tuto quanto é útil à vida, tive extremo desejo de aprendê-las. Assim concluí, entretanto, todo esse curso de estudos ao término do qual se costuma ser tido na classe dos doutos, mudei totalmente de opinião. É que eu me vi enlaçado por tantas dúvidas e erros que me parecia não ter tido outro proveito, tratando de me instruir-me, senão o de descobrir cada vez mais a minha ignorância....
Nem por isso menosprezei os exercícios com que nos entretíamos na escola...
Por esse motivo, assim que a idade me permitiu sair da sujeição aos meus preceptores, deixei completamentee o estudo das letras. E, resolvido a não procurar outra ciência senhão aquela que pudesse achar em mim próprio ou no grande livro do mundo, empreguei o restante de minha mocidade em viagens, ver cortes e exércitos, estar na companhia de pessoas de diferentes temperamentos e condições, colher experiências diversas nos encontros que a sorte (fortuna) me preparasse e, por todos os lugares, meditar sobre as coisas que se fossem apresentando a mim, de tal modo que pudesse retirar algum proveito. Porquanto me parecia poder encontrar muito mais verdades nos raciocínios que cada qual faz com referência aos assuntos que lhe interessam, e cujas consequências devem puni-lo logo de imediato, se julgou mal, do que nos que faz um letrado, em seu gabinete, com relação a especulações que não produzem nenhum efeito e nem proporcionam resultado algum, a não ser, talvez, o de o fazerem tanto mais vaidoso quanto mais essas especulações se afasarem do senso comum, porque terá de usar muito maior dose de espírito e artíficio ao tentar torná-las verossímeis. E eu sempre tive um extemo desejo de aprender a diferenciar o verdadeiro do falso, para ver com clareza em minhas ações caminhar com segurança nesta vida" (Discurso sobre o Método de Descartes - Parte 1).
Qual é o valor e a necessidade da reflexão para Descartes? Não é necessário enviar a resposta. Agora quem não fez a atividade sobre os pecados capitais pode me enviar para a nota do primeiro bimestre.
valdirschiochet@prof.educacao.sp.gov. br
Comentários
Postar um comentário