MURAL DA FILOSOFIA: MEUS CAROS NESTA SEMANA FECHAMOS O PRIMEIRO BIMESTRE.
A PRÓXIMA AULA SERÁ PUBLICA NO DIA 04 DE MAIO COM A RESPECTIVA ATIVIDADE PARA O SEGUNDO BIMESTE.
DESCARTES (1596-1650)
Para Descartes temos o extremo desejo de aprender a diferenciar o verdadeiro do falso, para ver com clareza nossas ações e caminhar com segurança na vida.
Descartes propõe um caminho seguro para a razão: as quatro regras que devem ser observadas:
1ª regra: Consiste em jamais aceitar como verdadeira coisa alguma que eu não conhecesse à evidência como tal, quer dizer, em evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, incluíndo apenas nos meus juízos aquilo que se mostrasse de modo tão claro e distinto a meu espírito que não subsistisse dúvida alguma.
2ª regra: Consite em dividir cada dificuldade a ser examinada em tantas partes quanto possível e necessário para resolvê-las.
3ª regra: pôr ordem em meus pensamentos, começando pelos assuntos mais simples e mais fáceis de serem conhecidos, para atingir, paulatinamente, gradativamente, o conhecimento dos mais complexos, e supondo ainda uma ordem entre o que não se precedem normalmente uns aos outros.
4ª regra: Fazer, para cada caso, enumerações tão exatas e revisões tão gerais que estivesse certo de não ter esquecido nada.
OBS: BUSQUE GRAVAR ESSAS REGRAS NA SUA MEMÓRIA PARA APLICÁ-LAS SEMPRE NA SUA VIDA. BELEZA. COM AFETO. ATÉ O PRÓXIMO DIA 04 DE MAIO.
AH, Descartes apreciava as matemáticas pela exatidão e a evidência dos raciocínios, mas não entendia ainda qual a sua real utilidade.
Comentários
Postar um comentário