Profº Allan - Química - Métodos Sustentáveis - 1ºF, 1ºG, 1ºH, 1ºI.



NOME DO PROFESSOR: ALLAN DE ALMEIDA SILVA.
DISCIPLINA: QUÍMICA.
SÉRIES: 1ºF, 1ºG, 1ºH, 1ºI.
SALAS: 6, 7, 8 e 9.
ASSUNTO: MÉTODOS SUSTENTÁVEIS.
DATA DA POSTAGEM: 28/04/2021.
DATA DA DEVOLUTIVA: 05/05/2021.
ENTREGAR VIA: GOOGLE SALA DE AULA ou EMAIL INSTITUCIONAL: almeidaallan985@gmail.com; allansilva@prof.educacao.sp.gov.br.

Nome:                                                                                                    Número:  Série:


Atividade Avaliativa de Química.


Texto 1: Recursos Energéticos - Matriz Energética - Comum às questões de 1 a 7.

Matriz energética representa o conjunto de fontes disponíveis em um país, estado, ou no mundo, para suprir a necessidade (demanda) de energia.Muitas pessoas confundem a matriz energética com a matriz elétrica, mas elas são diferentes. Enquanto a matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica. Dessa forma, podemos concluir que a matriz elétrica é parte da matriz energética.
http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica

1) A respeito das matrizes energéticas mundial e brasileira, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas, CORRIGINDO as alternativas falsas.
I.( ) A matriz energética mundial é caracterizada pelo intenso uso de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral.
II.( ) As fontes renováveis de energia representam, aproximadamente, 14% da matriz energética mundial (somadas as energias eólica, solar, geotérmica, hidráulica e biomassa).
III.( ) A energia solar é a fonte renovável mais utilizada no Brasil, seguida pela energia hidráulica.
IV.( ) Cerca de 14% da produção de energia no Brasil é proveniente de fontes renováveis de energia.

2) “No ano passado, 45,8% da energia usada pelos brasileiros veio de fontes renováveis (…). É a matriz mais equilibrada entre as nações mais populosas ou ricas do planeta. A média mundial de uso de energias renováveis é de 12,7%; essa média cai para 6,2% entre os 30 países-membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que inclui os Estados Unidos e as mais ricas nações do globo”. (MONTÓIA, P. Brasil: Energia múltipla. Planeta Sustentável.
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 05 jun. 2015).
Os recursos naturais renováveis e não renováveis, respectivamente, mais utilizados como fontes de energia no Brasil são:
(A) Gás natural e carvão mineral – petróleo e etanol.
(B) Ventos e luz solar – gás natural e hidroeletricidade.
(C) Água e biomassa – petróleo e gás natural.
(D) Átomo e etanol – carvão vegetal e gás de xisto.
(E) Energia atômica e hidrelétrica – petróleo e carvão mineral.

3) Alemanha anuncia fechamento de todas as usinas nucleares até 2022.
A coalizão do governo alemão anunciou nesta segunda-feira um acordo para o fechamento de todas as usinas nucleares do país até 2022 […]. A chanceler (premiê) Angela Merkel havia estabelecido uma comissão de ética para analisar a energia nuclear após o desastre ocorrido na usina japonesa de Fukushima.
BBC Brasil, 30 de maio de 2011 (adaptado).
O motivo que levou a Alemanha, segundo a notícia acima, a acabar com a utilização da matriz nuclear de energia está em algumas de suas desvantagens, entre as quais, podemos citar:
(A) A emissão em massa de poluentes radioativos na atmosfera.
(B) O resfriamento excessivo da água do mar utilizada para manutenção das turbinas.
(C) A elevada deposição de lixo em áreas imediatamente próximas.
(D) O risco de acidentes e de contaminação radioativa.

4) O Brasil, embora apresente condições naturais favoráveis, não utiliza amplamente (ao menos por enquanto) a energia solar em sua matriz energética. Um dos fatores que justificam essa realidade encontra-se em algumas de suas desvantagens, como:
(A) A ausência de zonas de elevada radiação solar no território brasileiro.
(B) A ineficiência tecnológica das usinas solares em todo o mundo.
(C) Alto custo dos investimentos e a baixa capacidade de armazenamento.
(D) A preferência dos consumidores para a matriz hidrelétrica.

5) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da afirmação a seguir.
Uma matriz energética tende a se aproximar da ideal quanto for sua porcentagem de fontes renováveis e for a porcentagem de fontes emissoras de gases estufa. Isso seria possível com o investimento em fontes como: 
(A) Maior, maior, solar, eólica.
(B) Maior, menor, eólica, solar
(C) Menor, menor, nuclear, solar.
(D) Menor, maior, nuclear, solar.

6) “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica devido:
(A) A geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens
(B) O sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.
(C) A geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.
(D) O consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.
(E) É grande o uso de chuveiros elétricos, cuja operação implica abundante consumo de água.

7) Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:
(A) A poluição da água por metais da usina.
(B) A destruição do habitat de animais terrestres.
(C) O aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera
(D) O consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
(E) O aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.

8) (UEPB) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
I. Muitos problemas relacionados aos recursos hídricos têm surgido pela sua utilização irracional.
II. Ao mesmo tempo, a agricultura, os desmatamentos, grandes obras como as hidrelétricas e represas acabaram provocando modificações em rios, lagos, bacias hidrográficas e florestas.
III. Além da água de nossas torneiras, todos os resíduos, xampus e detergentes que descem pelo ralo terão os mesmos destinos, algum rio ou lago que precisará ser tratado posteriormente.
IV. Um dos sérios problemas de poluição aquática é o desequilíbrio das concentrações das espécies químicas presentes na água, [H3O + ] e [OH– ].
V. Para medir a acidez de um meio aquoso utiliza-se uma grandeza denominada pH. Na água pura, o valor de pH é igual a sete. A adição de uma substância ácida em água provocará...
VI. A adição de uma substância básica em água provocará…
(  ) Mudança no pH para valores menores que 7.
(  ) Daí a necessidade de se economizar não só a água, mas também os produtos que podem contaminá-la.
(  ) Tomar banho, escovar os dentes e/ou lavar louça com a torneira aberta, torneira mal fechada ou com problema, entre outros.
(  ) Mudança no pH para valores maiores que 7.
(  ) Todos esses impactos precisam ser considerados nos projetos destinados a gerar alimentos, energia, bens de consumo, turismo etc.
(  ) A água (H2O) se auto-dissocia nas espécies OH– e H3O + , sendo que na água pura as concentrações dessas espécies são muito pequenas e iguais. No entanto, fenômenos como a chuva ácida têm alterado estas concentrações, resultando em elevada acidez de lagos e rios, e conseqüente morte de peixes e plantas.
A seqüência (que preenche corretamente a segunda coluna) correta é:
a) V, III, I, VI, II, IV
b) VI, III, I, V, II, IV
c) V, I, III, VI, II, IV
d) VI, I, III, V, II, IV
e) IV, III, I, V, VI, II

9) (UNICAMP SP) Imagine a humanidade em um futuro longínquo... As reservas de combustível fóssil (petróleo, carvão) se esgotaram e a energia térmica provém, agora, da combustão do gás hidrogênio, H2, obtido através da decomposição da água, de onde resulta, também, o gás oxigênio, O2.

a) Poderá haver um risco de se acabar com toda a água disponível no planeta, da mesma forma que se esgotaram os combustíveis fósseis?

b) Nossa atmosfera ficará super-enriquecida pelo gás oxigênio proveniente da decomposição da água? Justifique as suas respostas.

TEXTO: 2 - Comum à questão: 10
A floresta amazônica contém, em média, 15.000 toneladas de biomassa por km2 . Os principais elementos constituintes da biomassa são C, H, N, O, S e P. Nas grandes queimadas, cerca de 50% desta biomassa (7.500 toneladas) é transformada em vários gases. As quantidades dos principais gases produzidos são: 24.000 toneladas de CO2; 1.600 toneladas de CO; 32 toneladas de CH4; 34 toneladas de NO e NO2; e 12 toneladas de SO2. É produzida, também, em torno de 1,5% (224 toneladas) de cinza, que é constituída essencialmente por óxidos, fosfatos e sulfatos de sódio, potássio, cálcio e magnésio.

10) (UFPA) Os gases produzidos nas queimadas que podem contribuir para o efeito estufa são somente:
a) CO e NO+NO2
b) SO2 e NO
c) CO2 e CH4
d) CO2 e NO2
e) NO+NO2 e SO2




Comentários