Prof. Luciano História 8º A

 


Olá alunos do 8º A.

Na última postagem foi feita uma revisão dos conteúdos  estudados anteriormente.

Para fazer a atividade dessa aula, assistam a aula de história do centro de mídias do dia 07 de abril, leiam o texto na sequencia e respondam as questões no caderno. 

Após responder, tire uma foto da atividade e me envie por e-mail ou whatsapp.

e-mail: leonardoribeiro@prof.educacao.sp.gov.br

Aula do centro de mídias:

 https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8740&id=389 

 

Fases da Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial corresponde à primeira fase da Revolução Industrial, período caracterizado pelo grande desenvolvimento tecnológico iniciado na Europa e que, posteriormente, espalhou-se pelo mundo, provocando inúmeras e profundas transformações econômicas e sociais. A Primeira Revolução Industrial iniciou-se por volta de 1760, marcando a transição de um sistema feudal para o sistema capitalista, e durou até meados de 1850, quando, então, iniciou-se a segunda fase da Revolução Industrial.

A Revolução Industrial foi dividida em três fases, baseadas nos avanços tecnológicos alcançados e suas consequentes transformações. São elas:

Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850;

Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945;

Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.

Características da Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, em meados do século XVIII, significou um período de grandes mudanças. Essas mudanças, ao longo dessa fase, estavam limitadas ao domínio inglês. Contudo, ao longo do desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramentos de técnicas, essas transformações espalharam-se pelo mundo todo, sendo, portanto, fundamental para entender a atual configuração da sociedade.

A principal característica dessa fase é a mudança do processo produtivo. Anteriormente, o trabalho era feito por artesãos, mulheres, homens e crianças, que o desenvolvia em suas casas ou em oficinas. Com a Revolução Industrial, esse trabalho passou a ser desenvolvido em fábricas com a utilização de máquinas. Antes, a execução de trabalho que era feita manualmente demandava muito tempo, visto que os trabalhadores precisavam realizar todas as etapas do sistema produtivo.

Com o avanço tecnológico, foi possível desenvolver máquinas capazes de otimizar o tempo, possibilitar a produção em maior escala e, consequentemente, o aumento dos lucros. Nesse período, passa a existir o que conhecemos por “divisão do trabalho”. Cada trabalhador passa, então, a exercer apenas uma etapa da produção e não todas as etapas (da matéria-prima à comercialização), como era feito anteriormente.

Surge também o trabalho assalariado, ou seja, o trabalhador que antes controlava o processo produtivo, passa a ser um funcionário que recebe uma remuneração pela sua produção. Sendo assim, a mão de obra passa a ser vendida, significando o surgimento de novas relações de trabalho.

 

Responda:


1- Como ficou caracterizada a chamada “Primeira revolução industrial” e quais foram suas consequências?

2- Quais foras as três fases da revolução industrial e qual sua duração?

3- A principal característica dessa fase é a mudança do processo produtivo. Quais foram essas mudanças no processo produtivo?

4- O que foi a chamada “divisão do trabalho”?

5- Quais as características do “trabalho assalariado”?


Comentários