Segue um texto de apoio que aborda o conteúdo estudado na aula do Centro de Mídias do dia 14 de abril sobre a Revolução Industrial.
As condições de trabalho na Revolução Industrial
- O salário paga apenas uma parte do seu tempo de trabalho, o restante é apropriado pelo capitalista.
- Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.
- Muitos trabalhadores adquiriram doenças respiratórias por causa do ar poluído que vinha das máquinas.
- Os movimentos repetitivos dos braços desgastavam as articulações do corpo e causavam intensas dores.
- Alguns operários sofriam graves acidentes de trabalho e ficavam incapacitados para o resto da vida.
- Os patrões incentivavam o trabalho infantil, pois as crianças recebiam salários mais baixos e eram mais obedientes (o trabalho de crianças a partir de seis anos era comum nas fábricas inglesas).
- Mulheres e crianças recebiam um terço do salário de um homem.
Mulheres e crianças trabalhando em uma fábrica de tecidos. Veja nesta Gravura de 1835. Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania 8º. ano. ed. reformulada. São Paulo: FTD, 2012. p. 74.
Veja abaixo ilustração que mostra crianças trabalhando em mina de carvão no condado de Cheshire, Lancashire, Inglaterra, 1842. Fonte: EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: História 8º. ano. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 85.
Disciplina e castigos físicos
Os operários eram tratados com violência pelos chefes ou capatazes, sendo muitas vezes punidos com castigos físicos. A disciplina exigida nas fábricas era garantida pela vigilância de supervisores. Os patrões também instituíram prêmios para os operários mais disciplinados e multas para os descumpridores de horários e de outras normas.
Esta disciplina rígida foi possível através do uso dos relógios mecânicos. Os operários eram impedidos de entrar com relógios nas fábricas. Apenas o supervisor poderia avisar a hora de terminar o trabalho. Assim, o horário de entrada e de saída, o horário de almoço e o tempo gasto para realizar as tarefas produtivas eram controlados pelo relógio.
Comentários
Postar um comentário