Prof. Simone
Disciplina: Geografia
Series: 8ºABC
Assunto: Aspectos gerais da África.
Data:26/04/2021
E-mail: simoneclara@prof.educacao.sp.gov.br
Boa tarde galera do 8° ano, espero que todos estejam bem. Vamos
a mais uma atividade de Geografia. Assistam a aula do Cmsp do dia 15/04 ,
acessando o link abaixo. Após assistirem a aula leia o texto que serve como
complemento da aula. A Atividade da semana é só isso, assistir a vídeo aula e
ler o texto.
https://www.youtube.com/watch?v=NWHLOrRvPz0 link da aula do dia 15/04
Leia o texto abaixo é um complemento da aula que foi exibida no dia 15/04 pelo centro de mídias.
A África é um país?
Não, a África não é um país e sim um continente. Essa pergunta, apesar de parecer óbvia, implica uma questão bastante comum entre a maioria das pessoas: referir-se ao território africano como homogêneo. E não, ele não é. A África é uma das regiões mais diversas do mundo, em termos culturais, religiosos, étnicos, políticos e geográficos.
Na África existe um país chamado África do Sul. Este é responsável por cerca de um quinto da economia do continente.
História da África
A África é o berço da humanidade, pois há indícios de que o continente foi o primeiro a ser habitado por humanos. Nele foram encontrados diversos fósseis que comprovam essa teoria e também possibilitaram o estudo da evolução humana. Estima-se que a porção norte do continente seja a mais antiga do mundo, na qual se estabeleceu os povos egípcios.
O continente foi colonizado por povos europeus, como os espanhóis, portugueses e franceses. Muitos africanos foram arrancados e levados de seus países para outras partes do mundo pelos europeus, a fim de realizarem o trabalho escravo.
Assim a África foi dividida ao longo da sua colonização, segundo os interesses dos colonizadores, que ignoraram a realidade e identidade dos povos, agrupando-os em tribos com disparidades culturais. Foi após a Segunda Guerra Mundial que as colônias africanas iniciaram o seu processo de independência. Contudo, o continente ainda vive diversos conflitos territoriais e religiosos.
População e idiomas
Vivem no continente mais de um bilhão de habitantes. No entanto e apesar do alto contingente, a África apresenta distribuição desigual da população, devido às condições geográficas que desfavorecem a ocupação das áreas.
O continente africano convive com grandes problemas de ordem social. Muitos países apresentam baixos Índices de Desenvolvimento Humano. Grande parte da população de alguns países convive com baixa qualidade de vida, fome e miséria. As taxas de natalidade e mortalidade são muito altas, enquanto a expectativa de vida é baixa.
Há uma grande diversidade cultural no continente, o qual possui várias etnias, tradições, religiões e línguas. Além dos milhares de línguas africanas, falam-se as línguas trazidas pelos colonizadores, como o Francês, Inglês e Português. Essa última é falada por cinco países: Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola. Recentemente Guiné Equatorial também adotou o idioma.
Relevo
O continente africano apresenta, em quase todo o seu território, planaltos com, aproximadamente, 750 metros de altitude limitados por escarpas.
Na região do deserto do Saara (região setentrional), encontra-se o planalto setentrional por onde percorre o Rio Nilo. Na região leste, encontra-se grandes montanhas como o Kilimanjaro e o Monte Quênia. Já na parte meridional, encontra-se a cadeia do Cabo, com altitude que ultrapassa 3400 metros.
Clima
O território africano é bastante diverso em termos climáticos. Podemos encontrar áreas com predomínio do clima equatorial, outras de clima tropical, assim como há também regiões de clima desértico e mediterrâneo. O clima equatorial é registrado na região ocidental; o tropical, na região central e sul; o desértico, na região setentrional, assim como o clima mediterrâneo.
Vegetação
A savana é a vegetação predominante no continente africano.
No continente africano, podem ser encontradas faixas de floresta equatorial; savanas que predominam na maior parte do continente; vegetação mediterrânea; e estepes. Caso tenha maior interesse sobre o clima e a vegetação africanos, leia nosso texto: Aspectos naturais da África.
Economia
Índices econômicos e de desenvolvimento humano apontam que o continente africano é o mais pobre entre os continentes. Muitos países são considerados subdesenvolvidos.
A economia africana é baseada, principalmente, no setor primário, com o extrativismo e a agropecuária. O continente é rico em minerais como ouro e diamante. Em alguns países também são encontrados petróleo e gás natural. A exploração de recursos naturais é feita pelos europeus e também pelos norte-americanos, o que impede o desenvolvimento do país com base em suas próprias riquezas.
O extrativismo animal e vegetal também se destaca. Já no que tange à agropecuária, a agricultura realizada em alguns lugares é para subsistência e, em outros, para fim comercial.
Os principais cultivos para subsistência são: mandioca, milho, inhame e sorgo. Já dos cultivos voltados para o mercado destacam-se algodão, cacau, café e amendoim. Em relação à pecuária, a criação de gado ganha destaque em diversas áreas. A criação de ovelha também é comum no sul do continente.
Curiosidades;
Muitos turistas procuram a África para fazerem safári. O encontro com animais selvagens nas grandes savanas africanas está no roteiro de muitos aventureiros.
O Rio Nilo é considerado o maior rio do mundo.
Dos 30 países mais pobres do mundo, 21 são africanos.
Angola e África do Sul são os países com maior Produto Interno Bruto da África.
O Saara, maior deserto do mundo, localiza-se na África.
(Texto escrito por Rafaela Souza graduada em Geografia)
Essa semana não irei passar nenhuma atividade para entregar, mas leiam o texto, pois é um complemento da aula do cmsp. Não precisa copiar o texto no caderno. Se ficou alguma dúvida me mande por e-mail irei responder a todos.
Boa semana e até a próxima aula.
😀😀😀
Comentários
Postar um comentário